
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2022
Área da Educação

Recreio Ativo e Inclusivo
O objetivo desta proposta será criar circuitos/percursos nos espaços exteriores da escola (estações de campos de minigolfe), uma alternativa saudável às atividades que promovem o
sedentarismo, como videojogos e telemóveis. Criando uma escola promotora do bem-estar individual e coletivo com vista a promover uma escola inclusiva.
Propõe-se a criação de três a quatro zona de recreio de jogo curto no recreio da escola com zonas de treino de jogo curto (reserva de espaço verde com cimento e colocação de tapete verde) no valor de 1.250 euros.

Educar Emoções
Projeto que se propõe trabalhar, em contexto escolar e integrado na rotina da criança, as suas competências sociais e emocionais através do mindfulness, uma prática de interioridade que promove autoconhecimento, autoestima, autoconfiança e reduz os níveis de stress. Destina-se, a crianças do ensino básico da Escola São João do Souto, para apoiar e facilitar a fase de integração na escola, designadamente com a necessidade de definição de objetivos pessoais e profissionais.
Propõe-se realizar 12 (4h cada) workshops para os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade:
- 3 workshops para os alunos do 1º ano de escolaridade
- 3 workshops para os alunos do 2º ano de escolaridade
- 3 workshops para os alunos do 3º ano de escolaridade
- 3 workshops para os alunos do 4º ano de escolaridade

A nossa escola é fixe!
O Centro de Atividades de Tempo Livre (CATL) é uma resposta social gerida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Básica do Carandá, que ajuda a ESCOLA na resolução de problemas vários, desde a ocupação das nossas crianças fora dos horários letivos bem como assegura a componente alimentação através do protocolo com a Câmara Municipal de Braga.
Esta proposta visa melhorar as atividades desenvolvidas (aquisição de novos jogos de tabuleiro, materiais de desenho, pintura, trabalhos manuais, etc.), bem como diminuir a comparticipação das famílias com os passeios.

Uma Mala pela Inclusão
Uma Mala pela Inclusão visa a sensibilização, educação e promoção de valores positivos como a igualdade, a solidariedade, a tolerância e a empatia, na infância. Este projeto tem como base a criação de uma mala pedagógica e educativa, através da qual serão abordados temas como o preconceito, a discriminação e o bullying, flagelos sociais que persistem na nossa sociedade e, de forma preocupante, nas nossas escolas e comunidades educativas. Acreditamos que a prevenção deve começar nas crianças e o mais precocemente possível, de forma a reduzir e combater comportamentos de risco.