
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2023
Área da Cultura

VOX LUMINIS NO EUROPA CANTAT JÚNIOR 23
O coro Vox Luminis participará em ateliers de formação coral no Festival Europa Cantat Júnior 23, nos quais partilhará a sua experiência musical com coros internacionais e receberão formação com maestros de relevo mundial na área da direção coral. Paralelamente ao tempo dedicado à formação, o coro terá a oportunidade de realizar um concerto de reportório português para a cidade de Gent, onde apresentarão um repertório eclético nacional assente nas nossas tradições linguísticas e culturais. Participarão ainda como executantes no concerto de encerramento do Festival.

Um Estrado para Cantar
Através do presente projeto, o Centro Cultural e Social de Santo Adrião procura dotar o Coro de um equipamento absolutamente necessário para as suas atuações junto da Comunidade. De facto, torna-se imperativa a aquisição de um estrado, com todas as condições de segurança e de qualidade, permitindo ao Coro uma desejável autonomia na concretização do seu plano de atividades.
Trata-se de concretizar o sonho de “Um Estrado para Cantar”, permitindo ao CCSSA continuar com melhor qualidade e segurança a sua atividade nesta vertente do canto polifónico.

"Corar" Historias
O interesse é perceber o espaço, considerando os antigos lavadouros como parte plena e natural de uma urbanização em ascensão. Dramaturgo, encenador, atores e restante equipa, irão criar o produto artístico com base nos depoimentos recolhidos juntos da comunidade. Temos como objetivo entrevistar e reunir dados dos mais diversos elementos. A cena será preenchida pelas vozes que se escondem em cada canto da junta de freguesia de S. Lazaro.
A linha condutora deste espetáculo, será criada na sequência dos depoimentos, contudo, temos a ideia de produzir uma sátira, não com o objetivo de ridicularizar, mas sim com o objetivo de provocar uma mudança e acrescentar mais informação e conhecimento o espaço em questão.

I Mostra de Cultura Intergeracional
Esta proposta surge na sequência da colaboração com o projeto “AGIR dos 0 aos 100”, e da sensibilização acerca da necessidade de desconstruir estereótipos e imagens negativas associadas ao envelhecimento, que conduzem ao isolamento/solidão dos nossos idosos e, ao mesmo tempo, condicionam as relações entre as diferentes gerações.
Simultaneamente existe a percepção que se deve incentivar os maiores de 65 anos a permanecerem socialmente ativos, promovendo um envelhecimento ativo, e a contribuírem com os seus conhecimentos e a sua disponibilidade como uma mais-valia para as restantes camadas etárias.
Pensamos que a partilha e o intercâmbio de conhecimentos, competências e saberes entre as diferenças gerações poderá ser um ponto de partida para se promover uma maior interdependência e inter-relação e ao mesmo tempo contribuir para desmistificar estereótipos e juízos de valor que limitam estas interações.
Propomos a realização desta Mostra pois acreditamos que o contexto da aprendizagem e o contexto interação lúdico/recreativa são entendidos por nós, como os contextos ideais para favorecer e potenciar o intercâmbio de gerações.

Mapa de Arte Pública da UFB S. Lázaro e S. João do Souto
No museu a céu aberto que é a cidade de Braga, é bom perdemo-nos nas ruas e praças recheadas de arte pública, que mais não é do que um bom motivo para o atravessamento da cidade. Património que testemunhou a passagem do tempo e da história pelos lugares e que representa a memória das gentes, das histórias, mas também, o génio, a criatividade e a inspiração para a cidade.
Este é o ponto de partida para a realização de um mapa de arte pública, circunscrito ao território da freguesia, sob a forma de um desdobrável de bolso. Após inventariação, as obras vão estar referenciadas com foto e pequena sinopse e devidamente cartografadas. Dependendo do universo das obras inventariadas o mapa poderá estar organizado por itinerários temáticos.
Um mapa que é essencial para promover uma eficaz gestão e divulgação deste património.

Jogos para Tod@s
Games On the Road - Este projeto visa dar resposta às inúmeras solicitações de atividades em escolas, associações e IPSS, entre outras coletividades, da união de freguesias de São José de S. Lazaro e S João do Souto, que anseiam por proporcionar aos seus utentes uma tarde ou manhã com a alegria, convívio e múltiplas aprendizagens que só os jogos de tabuleiro oferecem.

Laboratórios de Música Criativa
Esta iniciativa visa democratizar as oportunidades no acesso à criação musical, pois a potenciação da composição musical em formato digital permite que estes jovens adquiram autonomia para poderem fazer os seus temas com recursos limitados.
A proposta consiste em realizar duas sessões de laboratórios de música criativa em escolas da freguesia de S. Lázaro, possivelmente uma escola primária e uma escola secundária. Pela experiência de projetos anteriores, está já criado um formato móvel do estúdio, que permite ser montado num espaço das escolas. Nestas sessões, os jovens vão ter oportunidade de contactar com instrumentos MIDI (e explorar as infinitas opções que este formato providencia), com sintetizadores também, e ainda poderão aprender os fundamentais da produção musical em Digital Audio Workstations (DAW), nas quais poderão, no futuro, produzir as próprias faixas, gravar vozes, instrumentos, etc. Com estas bases, poderão tornar-se independentes para criarem e explorarem ao seu ritmo e gosto.

A Capotilha, relação Braga à Galiza
Apresentação de evento com mostra da Capotilha de Braga e da Galiza, peça e traje mais representativo de Braga.