ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2024
Área da Cultura
Aulas de música para (b)EN´CANTAR
O Coro Allegretus é uma valência de cariz cultural, integrada no Centro Cultural e Social de Santo Adrião (IPSS). A sua inserção nesta Instituição foi regulamentada em 2016, erigindo como fundamentos da sua ação, a partilha do canto polifónico com a comunidade e o fomento do espírito associativo e de amizade entre os seus membros, tendo em vista a organização e dinamização de atividades musicais, de convívio ou de lazer.
O Coro Allegretus é constituído por quatro naipes vocais e pretende ampliar a cultura por meio da educação musical, promovendo a socialização, autoconfiança e aptidões musicais dos participantes. Como último objetivo pretende manter as tradições e despertar o interesse pela música coral na comunidade em que está inserido, através de apresentações públicas originadas por convite de outros coros ou de organismos públicos, otimizando sempre o seu nível de qualidade. Em suma, com o presente projeto, o Coro Allegretus pretende melhorar o desempenho do grupo permitindo a todos os elementos participar num conjunto de aulas de desenvolvimento musical - iniciação musical -, para que consigam interpretar uma partitura e melhorar as suas aprendizagens. Pretende-se, desta forma, atuar com maior facilidade, segurança e precisão. Pretende, ainda, integrar elementos da comunidade nas aulas de iniciação musical, permitindo-lhes integrar o Coro Allegretus futuramente, se o desejarem.
O ensino coletivo da música para adultos surge como uma alternativa mais acessível ao aprendizado. A voz, como instrumento natural que todos possuímos, pode ser desenvolvida técnica e artisticamente. Assim, a ideia das aulas de formação musical é a de dotar os elementos do coro e os demais alunos de conhecimentos, de forma a melhor entenderem a linguagem musical na generalidade e sua aplicabilidade em vários âmbitos.
Reconhecer desde logo uma partitura e o fim a que se destina, ter conhecimentos e percepção dos tempos através das figuras musicais, entendimento do ritmo escrito na música, percepção da altura e intensidade das frases musicais, entender as dinâmicas nela expressa, para além de ser um acréscimo na capacidade cognitiva e no desenvolvimento do individuo, é uma mais valia significativa no resultado da performance do coro.
A avaliação final deste projeto poderá constar de uma atividade prática, em que o grupo promoverá um concerto destinado ao público em geral, em qualquer uma das igrejas da comunidade que se disponibilize para tal. O projeto que nos propomos executar - “Aulas de música para (b)EN´CANTAR”- será ainda extensivo aos cidadãos que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais (as aulas serão divulgadas através de cartazes, no Jornal da Instituição “Boletim Solidário”, no site do Centro Cultural e Social de Santo Adrião e nas redes sociais), desde que as condições logísticas o permitam. Estes, poderão atuar em conjunto com o Coro Allegretus no concerto a realizar, inserindo-os numa atividade à qual poderão dar sequência se o desejarem.
Musical BEKIND Além Fronteiras
“BEKIND Além Fronteiras” é um musical que celebra a diversidade cultural, a inclusão e a capacidade de superação.
A história desenrola-se num espaço onde jovens de diferentes partes do mundo e com diversas habilidades se reúnem para criar arte, música, dança e laços de amizade, apontando para a necessidade e importância da inclusão de pessoas com necessidades especiais, possibilitando-lhes uma participação ativa na comunidade através da exploração das artes
- Constituição do Grupo para o Musical
- Ensaios
- Criação de Cenários, Guarda Roupa e adereços
- Apresentação do Musical
Arraial de S. João
As festividades de S. João são um dos símbolos maiores da nossa Freguesia (e da nossa Cidade), um momento alto de expressão popular e consideradas a Maior Festa Popular de Portugal.
O Agrupamento n.2 de S. Lázaro pertencente ao Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português pauta a sua atuação pelo espírito de serviço e disponibilidade à comunidade.
Nos últimos anos, o nosso agrupamento tem vindo a promover diferentes atividades e momentos abertos aos familiares dos nossos escuteiros e à comunidade em geral, no sentido de estreitar os laços que nos unem. Um desses momentos é o arraial de S. João, que se realiza na noite de 23 de junho. Inicialmente aberto aos elementos e familiares, rapidamente ganhou forma e transformou-se num momento de saudável convívio e cooperação entre as diferentes associações da freguesia. Até ao momento a realização deste salutar convívio comunitário, tem sido possível graças ao empréstimo de materiais (mesas, tendas, sistema de som, entre outros) de particulares ou de associações fora da freguesia.
Considerando a importância de reforçar os laços entre a comunidade da freguesia, promovendo a intergeracionalidade e a manutenção das tradições populares, julgamos importante dotar este convívio de materiais que nos permitam autonomia na realização, oferecendo aos participantes e às associações envolvidas (grupo coral, ranchos) materiais de melhor qualidade.
Assim, propomos-nos adquirir um conjunto de bens (mesas, bancos, sistema de som, entre outros) que nos permitam enriquecer este convívio e alargar a mais participantes e associações.
Este material poderá naturalmente ficar ao serviço de mais iniciativa na freguesia de S. Lazaro, quando assim se justifique.
Neste sentido, esta iniciativa irá não apenas potenciar a realização do arraial de S. João, dando-lhe mais e melhores condições e salvaguardando a sua autonomia, bem como, irá permitir a aquisição de equipamentos com potencialidade de uso noutros momentos.
MOSTRA
A Mostra da Casa é o nosso projeto bimestral de promoção e desenvolvimento cultural independente na cidade de Braga.
A primeira edição calendarizada para 6/04/2024 serve como a bandeira para este projeto, onde ao longo de um dia num sítio não habitual da cidade organizamos: uma exposição coletiva, performances, workshops e concertos de forma bastante aberta e acessível para todo o público. Um evento feito na cidade para a cidade.
A nossa proposta passa pelo financiamento para a segunda e terceira edição destas mesmas Mostras, onde canalizaremos este valor totalmente para:
Pagamento a artistas/profissionais culturais (workshops e oficinas)
Pagamento a artistas (performances, concertos e dj sets)
Produção do evento
Reabilitação das coberturas do edifício da AAAEICBRAGA
Revisão do telhado e caleiros e pintura de todo o interior do edifício da Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga.
O que sabemos de cor
O projeto - O QUE SABEMOS DE COR - consiste em organizar sessões de animação cultural nas praças da freguesia, uma de cada vez, juntando gente que sabe de cor determinados conteúdos, como romances, cantigas, orações, responsos, anedotas, histórias, rimas, trava-línguas, músicas instrumentais, etc. Os participantes são selecionados por conhecimento direto e entrevista com o grupo responsável, podendo ser de várias nacionalidades. Passar uma hora ou duas num fim de tarde é o objetivo cultural. É requerido um palco e uma praça; o sujeito animador(singular ou coletivo) organiza a apresentação dos momentos culturais: declamação, coreografia, música, recitativo, coro, de unidades ou conteúdos que se sabem de cor;
Arte Urbana
O nosso projeto tem como base embelezar a zona do Fujacal através da arte urbana em alguns muros e escadas da nossa zona. Na própria arte gostaríamos de fazer menção à inclusão social.