
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2023
Área da Educação

Ciências da computação com CodeCombat
O projeto visa incentivar os alunos de programação dos nossos cursos de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) a explorarem e melhorarem o seu desempenho nas mais diferentes linguagens programação (C++, JavaScripy, CoffeScript, Java, Python, Lua).

I Feira STEAM do AESAS
A I Feira STEAM do AESAS está aberta à participação de todos os alunos de todos os níveis de ensino, desde o pré-primário ao ensino secundário, público ou privado, sob orientação de um Professor(a).
Podem ser submetidas participações individuais ou em grupos de até 4 elementos. Os Projetos devem estar ligados a, pelo menos, uma das áreas STEAM e ter por base, pelo menos, um dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável, da ONU.

Crescer no Parque
Dotar o parque exterior do CCSSA de equipamentos que permitam às 69 crianças do jardim de infância, momentos preciosos:
a) Desenvolvimento da coordenação motora
b) Promoção da socialização
c) Promoção da saúde

Onda da Inclusão
A inclusão de pessoas com necessidades especiais nas atividades escolares é de extrema importância para garantir o acesso à educação de qualidade e para promover a igualdade de oportunidades a todos os alunos. Ao incluirmos pessoas com deficiência nas atividades escolares, estamos a promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade. Para isso, temos previsto realizar uma atividade na sala do aluno e no espaço exterior da Escola Secundária Alberto Sampaio, que irá juntar alunos da escola, que pertencem ao Clube de rádio e comunicação aos alunos do CAA (centro de apoio à aprendizagem), onde, durante uma tarde, estes vão ter possibilidade de serem locutores e gravarem o seu próprio podcast, dar entrevistas e aprender como funciona uma rádio escolar.

Recreio em movimento com ténis de mesa
O ténis de mesa é um grande promotor da socialização. Após a pandemia é a melhor forma dos nossos alunos se relacionarem entre eles e enquanto jogam perdem peso. Ainda pode ajudar a melhorar a comunicação e a construir relacionamentos.
O objetivo desta proposta será colocar uma mesa de ténis de mesa no exterior da escola ANDRÉ SOARES, uma alternativa saudável às atividades que promovem o sedentarismo, como videojogos e telemóveis. A prática desportiva desta modalidade na escola beneficia a união dos alunos, melhora a sua saúde física e mental e a aquisição de hábitos e estilos de vida saudável ao longo da vida.
A prática do ténis de mesa na escola será promotora do bem-estar individual e coletivo com vista a promover a socialização e o bem-estar geral dos alunos